Você já começou o seu planejamento de marketing digital?

Selecionei algumas tendências e dicas do tipo “mão na massa” para você começar 2023 no caminho certo

Você vai piscar e daqui a poucos dias já vai ser 2023. Este foi um ano longo e em que o marketing digital foi uma importante ferramenta para alavancar os resultados em meio a um cenário econômico desafiador.

Vou apelar para um ditado que você já ouviu, mas acredite, é a mais pura verdade: daqui a um ano você vai desejar ter começado hoje. Sim, falo do seu planejamento de marketing digital.

Estamos às voltas com as vendas de Natal, com o mercado tentando se recuperar de uma Black Friday que teve um desempenho abaixo da média dos últimos anos, por uma série de motivos. E um deles, pode escrever, foi a falta de planejamento.

Vamos ver agora o que evitar para que essa situação não se repita.

As principais tendências no marketing digital

Com esse intuito, quero convidá-lo a olhar o que tem acontecido na China, país que é um dos faróis do mundo quando falamos de inovação e marketing digital. Lá, 50% das vendas do varejo são realizadas online. Na Coreia do Sul, são 31% e nos EUA são 25%.

No Brasil, chegamos a marca de 11,6% em 2022, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) - ou seja, o potencial de crescimento é enorme!

Nesse sentido, diversificar os canais de venda ajudará a fechar negócio onde e quando o cliente estiver mais propício: loja virtual, marketplaces, aplicativos, redes sociais, loja física, etc.

Outra tendência em alta é ter flexibilidade para receber os pagamentos. Essa é a hora, como dizia um antigo conhecido meu, de fazer o possível para trazer o dinheiro do cliente para o seu caixa.

Quanto mais dessas opções você oferecer, melhor: cartões de débito e crédito, PIX, cashback, carteiras eletrônicas, pagamentos parcelados, criptomoedas ou modelo de assinaturas (quando o cliente já faz a compra recorrente de um produto ou serviço).

Os vídeos devem ganhar cada vez mais espaço, principalmente pelo nosso uso massivo de redes sociais. Invista em vídeos com conteúdos variados: entretenimento, tutoriais, educativos e expositivos. Use também as lives para se comunicar e vender em tempo real.

Por último, mas não menos importante, invista em ações para fidelizar o seu cliente. É muito mais barato e eficiente conservar um cliente satisfeito do que conquistar um novo.

Crie seu planejamento de marketing digital para 2023

Saber de onde você veio e para onde vai - o primeiro passo é estabelecer quais são os seus objetivos, analisar o que deu certo em 2022 e o que vale prosseguir. Levante quais são as tendências tecnológicas e comportamentais que estão em alta para chegar ao seu público onde ele estiver. Monitore o que é dito da sua marca online ( via redes sociais, buscadores e sites de reclamação de consumidores). Hoje, o cliente compartilha tanto as boas experiências quanto aquelas negativas: estar atento ao que ele diz, é fundamental para ajustar a rota e garantir suas taxas de conversão.

Defina sua persona - a persona é como se fosse uma projeção fictícia do seu público-alvo, porém, uma versão aprofundada dele. A ideia é visualizar com mais clareza a personalidade e as preferências do seu consumidor com o intuito de melhorar a comunicação no ponto de venda e online, comprovar sua autoridade no seu segmento e sua conversão.

Estabeleça objetivos claros e atingíveis - é a hora de determinar as principais ações do seu negócio para o próximo ano. Elas devem ser pensadas de modo a otimizar os esforços e os recursos financeiros e humanos da empresa. Entre as metas que você pode focar estão atrair novos clientes, aumentar as vendas ou o lançamento de novos produtos ou serviços. Por fim, use indicadores claros para acompanhar os resultados dessas ações.

Defina e se atenha ao orçamento - é preciso separar uma verba compatível com as suas metas para o planejamento de marketing digital. Sem isso assegurado, não é possível atingir os resultados esperados. Inventar novos projetos que não estavam no planejamento, sem o devido embasamento e verba só geraria novos problemas.

Baseie-se em dados para tomar as decisões - no marketing digital não há espaço para achismo. Todas as plataformas dispõem de abundância de dados e desprezá-los não faria o menor sentido, além de implicar numa perda significativa de tempo e dinheiro. Analise todas as informações disponíveis antes de fechar sua decisão.

Se você gostaria de ajuda para montar seu planejamento de marketing digital, deixe sua dúvida nos comentários ou me mande uma mensagem para combinarmos um bate-papo.

Viviana Lopes de Melo

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